domingo, 19 de setembro de 2010

Depressão: O Mal Silencioso!

A depressão é a segunda doença que mais acomete pessoas no mundo,reflexo de uma vida moderna estressante e da pouca quelidade de vida que se tem atualmente.Ainda sem cura,a depressão exige tratamento contínuo e especializado.
A tristeza começa a ser cada vez mais intensa,mais presente.Já não há mais interesse pelos amigos,pela vida,trabalho,e pelo convívio em família.Na verdade,as pessoas acham que o principal sintima da depressão é a tristeza,mas não é.O principal sintoma é "a queda de energia vital da pessoa".explica o psiquiatra Gabrial Oliveira.

O CORPO PESA
Se não há causa,ao menos já se sabe como ela ocorre.De uma maneira bem simples,o cérebro é formado por células que "se comunicam"através dos neurotransmissores, e numa pessoa com depressão elas não estão "circulando" como deveriam.O paciente se sente pesado,lento,com dores no corpo,dores de cabeça,alterações no rítmo intestinal,na pele,cabelos,unhas no sono,etc.
TRATAMENTO
A família tem um papel importante para fazer essa pessoa a iniciar um tratamento porque ela não tem forças para fazer isso sozinha.
O tratamento é simples,mas não deve ser interrompido,cada caso,pede um tratamento específico,incluindo medicamentos antidepressivos,psicoterapia e terapia ocupacional para gerar motivação no paciente.
PREVENÇÃO
É possível sim,mas a iniciativa deve partir de maneira individual na realização de práticas esportivas alimentação saudável,hábitos de afetividade nos grupos em que convive(família,amigos,trabalho,igreja).nesse último a pessoa tem um contato maior e mais íntimo com Deus,que é o autor de nossas vidas e sabe o que precisamos,sem contar que nese grupo,a pessoa terá uma rotina diferente,(com canticos, orações,ministrações)que fortalecerá sua vida espiritual.Além de fazer bem pra sí,afasta a tristeza,mantém a auto-estima e melhora muito a vida de todos.
COMO VENCER A DEPRESSÃO
*Evite ficar sozinho A pessoa deprimida tem a tendência de se isolar.
*Cante ouça ou toque algum instrumento A música é um bálsamo para quém está angustiado.
*Apoiar-se no poder da palavra de Deus Leia a bíblia (salmos).
*Esperar confiantemente em Deus Ele é o nosso consolador,está ao nosso lado para nos ajudar.
*Pedir ajuda de outrem Chame sempre uma pessoa de confiança e que tenha uma vida com Deus,peça oração,deixe que essa pessoa lhe ajude espiritualmente,pois Deus a preparou para isso,e assim vencerás a depressão,pois vejo como uma enfermidade da alma,e só se obtém a cura com os medicamentos espirituais.

Um comentário: