segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Tratando a ansiedade

 



   Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?  
(Mateus 6:25)
Quem nunca perdeu o sono durante à noite por algum problema do dia seguinte? Quase sempre estamos envolvidos em problemas, sejam familiares ou de trabalho. Eu diria que é impossível viver nos dias de hoje sem problemas.
Outro dia marquei uma viagem de férias para rever os familiares, foram três meses de espera, cada dia eu dizia: Faltam apenas tantos dias para viajar.
Esta ansiedade aumentou as vésperas da viagem, sem contar o dia anterior que nem dormi, e foi tão sério que até passei mal. Meu sistema imunológico deu “pane” sem ter comido nada que me fizesse mal, mesmo assim passei muito mal.
Mas porque antecipamos tanto o problema? Uma frase que me chama a atenção é o seguinte: “Antecipar os problemas é sofrer duas vezes”.
Não que minhas férias seriam um problema, mas apenas relatei o que ocorreu com minha saúde devido à ansiedade. 

A ansiedade significa que temos posto a nossa confiança em mãos erradas.” Kenneth Hassler

Ansiedade não  é gerada apenas pelos os problemas, mas também ficamos ansiosos por realizações de algo também que consideramos bom.
Esta é uma realidade muito presente nos nossos dias, sempre antecipamos o que vamos fazer no dia de amanhã.
Já ouvi de alguém a seguinte observação: “Como seria bom se nós tivéssemos um botão de liga e desliga dos problemas”
Se eu te disser que existe, solução para ansiedade, e existe este botão, você acreditaria?

Essa tal de ansiedade nos abraça, às vezes,tão apertado que nos deixa inquietos”. Rosicleide David

Fale para você  mesmo a seguinte frase: Os problemas de amanhã, eu resolverei amanhã, não hoje! A própria Bíblia nos mostra que basta cada dia o seu mal.

Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”.
(Mateus 6:34)

Que Jesus esta ensinando aos discípulos e a nós, nos dias de hoje, é que: Devemos resolver as questões diárias e viver uma vida de dependência diante de Deus. Quando a gente procede desta forma e vivemos intensamente esta dependência, acabamos de encontrar o botão de liga e desliga da ansiedade.
Não vai ser antecipando os problemas que os mesmos serão resolvidos, só no momento certo e na hora certa eles e outros que surgirão serão resolvidos, pense nisto e, o melhor, Deus estará ao teu lado nestes momentos difíceis. Veja o que Jesus fala a respeito:

Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode 
acrescentar um côvado à sua estatura”. (Mateus 6:27)

Jesus está ensinando através deste texto, que não adianta antecipar nada antes do tempo, não podemos mudar o que será realizado no tempo correto.
A cura para ansiedade depende também de nossa atitude, confiança em um Deus provedor, em um Deus que cuida dos pássaros, veste com perfeição os lírios dos campos e alimenta as aves do céu.
Às vezes estamos tão ansiosos, que na igreja nem conseguimos prestar um culto ao Senhor, pois ficamos o tempo todo pensando nos problemas do final do mês. Porque antecipar? Confie no Senhor, pois ele já te deu provas incontestáveis de seu cuidado. Durma tranqüilo e entregue o seu caminho ao Senhor.

Busque em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça e as demais coisas serão acrescentadas.”  (Mateus 6:33)

Um comentário:

  1. Que mensagem edificante! Parabéns,pelo blog!
    Ele disse "Não sejais ansiosos","Há tempo para tudo", "Confia em mim os teus caminhos"..E .. por todas essas grandes palavras, por todos esses motivos não devemos ficar ansiosos,por nada, realmente.Valeu por compartilhar!
    Desejo a ti,um abençoado 2012, na presença de Jesus!
    Bijins..no teu coração.

    ResponderExcluir