segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Tratando a ansiedade

 



   Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?  
(Mateus 6:25)
Quem nunca perdeu o sono durante à noite por algum problema do dia seguinte? Quase sempre estamos envolvidos em problemas, sejam familiares ou de trabalho. Eu diria que é impossível viver nos dias de hoje sem problemas.
Outro dia marquei uma viagem de férias para rever os familiares, foram três meses de espera, cada dia eu dizia: Faltam apenas tantos dias para viajar.
Esta ansiedade aumentou as vésperas da viagem, sem contar o dia anterior que nem dormi, e foi tão sério que até passei mal. Meu sistema imunológico deu “pane” sem ter comido nada que me fizesse mal, mesmo assim passei muito mal.
Mas porque antecipamos tanto o problema? Uma frase que me chama a atenção é o seguinte: “Antecipar os problemas é sofrer duas vezes”.
Não que minhas férias seriam um problema, mas apenas relatei o que ocorreu com minha saúde devido à ansiedade. 

A ansiedade significa que temos posto a nossa confiança em mãos erradas.” Kenneth Hassler

Ansiedade não  é gerada apenas pelos os problemas, mas também ficamos ansiosos por realizações de algo também que consideramos bom.
Esta é uma realidade muito presente nos nossos dias, sempre antecipamos o que vamos fazer no dia de amanhã.
Já ouvi de alguém a seguinte observação: “Como seria bom se nós tivéssemos um botão de liga e desliga dos problemas”
Se eu te disser que existe, solução para ansiedade, e existe este botão, você acreditaria?

Essa tal de ansiedade nos abraça, às vezes,tão apertado que nos deixa inquietos”. Rosicleide David

Fale para você  mesmo a seguinte frase: Os problemas de amanhã, eu resolverei amanhã, não hoje! A própria Bíblia nos mostra que basta cada dia o seu mal.

Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”.
(Mateus 6:34)

Que Jesus esta ensinando aos discípulos e a nós, nos dias de hoje, é que: Devemos resolver as questões diárias e viver uma vida de dependência diante de Deus. Quando a gente procede desta forma e vivemos intensamente esta dependência, acabamos de encontrar o botão de liga e desliga da ansiedade.
Não vai ser antecipando os problemas que os mesmos serão resolvidos, só no momento certo e na hora certa eles e outros que surgirão serão resolvidos, pense nisto e, o melhor, Deus estará ao teu lado nestes momentos difíceis. Veja o que Jesus fala a respeito:

Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode 
acrescentar um côvado à sua estatura”. (Mateus 6:27)

Jesus está ensinando através deste texto, que não adianta antecipar nada antes do tempo, não podemos mudar o que será realizado no tempo correto.
A cura para ansiedade depende também de nossa atitude, confiança em um Deus provedor, em um Deus que cuida dos pássaros, veste com perfeição os lírios dos campos e alimenta as aves do céu.
Às vezes estamos tão ansiosos, que na igreja nem conseguimos prestar um culto ao Senhor, pois ficamos o tempo todo pensando nos problemas do final do mês. Porque antecipar? Confie no Senhor, pois ele já te deu provas incontestáveis de seu cuidado. Durma tranqüilo e entregue o seu caminho ao Senhor.

Busque em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça e as demais coisas serão acrescentadas.”  (Mateus 6:33)